Sindicato orienta trabalhadores afastados por incapacidade sobre as novas perícias a serem agendadas no INSS

Aos empregados de curtumes, selarias, fábricas de bolsas, bolas, malas e carteiras, fiquem atentos aos prazos e documentações referentes à  portaria interministerial nº 127, a qual regulamenta a convocação para revisão de benefícios por incapacidade.

Com a nova medida adotada pelo INSS, aqueles trabalhadores que se encontram afastados por incapacidade (auxílio-doença e aposentados por invalidez) já estão recebendo cartas de comunicação para agendarem perícias no INSS.

Portanto abaixo relacionamos informações importantes

Para aqueles que acabaram de receber a carta solicitando que o trabalhador retorne para agendar perícia médica; orientamos que;

Ao abrirem a carta do INSS devem se atentar que lá diz que o trabalhador tem um prazo máximo de até 5 dias a contar da data do recebimento da carta para ligarem  ao INSS e fazer agendamento;

Ainda sobre a carta, ela está sendo enviada por correio e com aviso de recebimento, ou seja, a pessoa que está em sua casa que pega a carta assina que recebeu a carta naquele dia, o que já inicia a contagem do tempo para o afastado entrar em contato com o INSS;

Fiquem ligados, pois a perícia poderá ser agendada logo em seguida do dia em que você entrar em contato com o INSS;

Outra observação; não ligue para marcar perícia se você não está com exames médicos atualizados, porém não perca o período que você tem para agendar sua perícia, se você não respeitar o prazo seu benefício poderá ser cortado.

Tenham em mãos todos os documentos médicos ao passar pela perícia, como: atestados médicos, declarações de médicos, laudos, guias de tratamentos, receitas médicas e outros.

Caso passe pela perícia médica e o INSS negue o benefício é importante saber que o trabalhador poderá solicitar administrativamente um recurso, caso este seja negado o associado ao sindicato deverá procurar nosso departamento jurídico para que possamos entrar com ação na justiça. O telefone para agendar perícia no INSS é o 135.

É importante informar que já tivemos trabalhadores da nossa categoria que passaram com exames nesta perícia de revisão e o benefício foi indeferido (cortado) neste caso entramos com ação na justiça.

Para esclarecer dúvidas ou casos específicos entrem em contato com a sede do sindicato ou sub-sedes pelos telefones ou pela nossa página do face ou nosso site.