Presidente

Vicente Lopes da Silva

Presidente

Nascido em Lavras da Mangabeira - CE, Vicente Lopes da Silva, veio para o estado de São Paulo muito novo em 1958 e como destino teve o pequeno Distrito de Floresta do Sul, região de Presidente Prudente.

Após estudar, trabalhar no campo e crescer no Oeste Paulista, Vicente procurou seu primeiro emprego com registro em carteira no DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Presidente Prudente. Após um longo período no DAE e alguns anos passados, outras oportunidades de trabalho surgiram, foi assim que Vicente então entrou para a classe dos trabalhadores coureiros.

Seu primeiro emprego no ramo foi no Curtume Rotta (já extinto) onde hoje existe o Curtume J Kempe, ali entrou como Auxiliar Geral, mas logo se destacou e foi crescendo no curtume até exercer a função de Técnico em Curtimento, emprego que teve por durante 12 anos.

Aprimorado o conhecimento no ramo de couros e artefatos de couros e bem experiente Vicente então deixou o emprego para enfrentar novos desafios e assumiu o posto de Fuloneiro e Técnico em Curtimento no então Curtume São Paulo, também já extinto.

Neste período o então representante da Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos e de Curtimento de Couros e Peles de Presidente Prudente, Eurides Couto convidou Vicente para participar dos movimentos sociais em defesa dos trabalhadores, neste período Lopes entendeu que não deveria integrar a equipe.

Então em meados de 1989, Eurides Couto em um processo de ampliação da categoria e em busca de formalizar e realizar a transformação da Associação em Sindicato convidou novamente Vicente para encabeçar as atividades e lutar em defesa dos trabalhadores coureiros.

Com grande vontade de aprender e defender os colegas de trabalho da categoria, Lopes logo assumiu uma posição na Associação e iniciou a busca por novos trabalhadores para se tornarem associados, com o aumento de trabalhadores Vicente Lopes e Eurides Couto então realizaram assembleia geral da categoria e iniciaram os trabalhos do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos e de Curtimento de Couros e Peles do Oeste e Sudoeste do Estado de São Paulo.

Email: presidente@sindicatocoureiroprudente.com.br